Para um planejamento financeiro ideal devem ser considerados alguns pontos indispensáveis. Em linhas gerais inicia-se pela geração de renda, passando pelas seguintes etapas:
Geração de renda: Iniciada a vida financeira é fundamental organizar seu orçamento, analisar quais são seus gastos e definir limites destinados para cada segmento da sua vida, cuidando para que não ultrapassem seus ganhos.
Gestão de risco: Prescinde na identificação de possíveis riscos que podem não só consumir a sua reserva financeira mas também comprometer todo seu futuro e de sua família. Nesse momento vamos cuidar do seu maior ativo financeiro, sua capacidade de gerar renda.
É importante usar ferramentas como plano de saúde, seguro de pessoas e outros seguros de bens materiais, para cobrir despesas médicas, cirurgias ou internações e garantir não só a renda ativa familiar caso fique afastado por problemas de saúde ou acidente, mas também o patrimônio adquirido ou em construção.
Gestão de ativos: Esta etapa consiste na fase de acumulação e gerenciamento de ativos. É importante investir parte da renda de forma rentável, consistente e consciente para obter benefícios a médio e longo prazo.
É importante sempre estar atento à boas oportunidades de investimento para que seu patrimonio possa render de forma a atingir a independência financeira.
Independência financeira: Você chegou ao momento mais esperado de todos, no qual podemos usufruir de todas as realizações e objetivos conquistados em decorrência dessa longa jornada bem administrada e planejada.